CONDROMALÁCEA PATELAR: SINTOMAS E TRATAMENTO
- Alexei Cardoso Frenzel
- 12 de fev. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 1 de mar. de 2023

A Condromalácea patelar é um “amolecimento” anormal da cartilagem articular da patela, que pode evoluir para a quebra na sua integridade (rachaduras) e perda de substância (falhas). Atinge em média 15 a 33% da população adulta e 21 a 45% dos adolescentes.
SINTOMAS:
Inchaço por baixo da patela;
Dor localizada entre a patela e o fêmur;
Dor constante no meio do joelho;
Dor durante uma corrida;
Ao descer ou subir escadas e ao ficar muito tempo sentado;
Crepitações;
Aumento da sensibilidade em dias frios e Sensações de fraqueza e falseios.
FORMAS DE TRATAMENTO DA CONDROMALÁCIA PATELAR:
É importante analisar o grau da lesão adquirida e se direcionar às causas, sempre tentando reequilibrar o alinhamento da patela, inicialmente através de fisioterapia, podendo associar a métodos analgésicos e anti-inflamatórios.
O MÉTODO PILATES é hoje muito utilizado em diversas patologias e vem ganhando cada vez mais espaço na reabilitação, pois ele age de forma eficaz sem sobrecarregar o corpo. No caso de lesões de joelho, o Pilates auxilia na questão do alinhamento patelar, bem como na estabilização do quadro.
Alguns dos grandes fundamentos do Método são o fortalecimento e a estabilização dos músculos centrais do corpo, aliada às técnicas que potencializam a respiração e o controle corporal, temos como resultado final a reabilitação do paciente, através do equilíbrio de todas as estruturas do corpo, principalmente a estrutura muscular.
O Pilates é uma das modalidades que fazem parte do MÉTODO SI27, me formei em Pilates Profissional pela METHACORPUS e me apaixonei pelo Método na mesma hora, acredito muito no poder dessa modalidade na melhora das dores dos meus clientes.
Comments